By: in9web | Nathan Gomes
terça-feira , 16 dezembro 2025
| Flamengo 24Horas
Lar Esportes Maradona foi sedado por 24h contra orientação médica, diz anestesista
Esportes

Maradona foi sedado por 24h contra orientação médica, diz anestesista



Durante o julgamento que apura a responsabilidade pela morte de Diego Maradona, o anestesista Fernando Villarejo afirmou nesta terça-feira (30) que o ex-jogador foi sedado por 24 horas contra sua orientação profissional. Segundo ele, a decisão foi imposta pelos médicos Leopoldo Luque e Agustina Cosachov, que lideravam a equipe responsável pelo tratamento do ídolo argentino.

Villarejo, que atuava como chefe da terapia intensiva na Clínica Olivos — onde Maradona foi operado antes de morrer — prestou depoimento ao tribunal nos arredores de Buenos Aires. Ele classificou a sedação como “totalmente inadequada” e disse ter sido forçado a administrá-la, mesmo contra sua opinião médica. “Sabemos que, quando se trata de reverter um quadro de abstinência, é necessário um tratamento mais estruturado e contínuo”, destacou.

Segundo o anestesista, a sedação foi feita por via venosa central e houve resistência por parte de Maradona. Passadas 24 horas, ele decidiu reduzir a medicação devido à ausência de um plano de tratamento adequado e à complexidade do quadro clínico, que exigiria, segundo ele, uma equipe multidisciplinar. “O paciente estava agitado e era difícil de manejar”, relatou.

Villarejo também declarou ter recomendado que Maradona fosse transferido para um centro de reabilitação para continuar o processo de desintoxicação, mas sua sugestão foi rejeitada por Luque, um dos principais réus.

Leopoldo Luque e Agustina Cosachov estão entre os sete profissionais de saúde que respondem por possível negligência com dolo na morte de Maradona, em 25 de novembro de 2020. Caso condenados, podem pegar entre oito e 25 anos de prisão. O julgamento, iniciado em 11 de março, deve se estender até julho e conta com cerca de 120 testemunhas. Os acusados negam qualquer responsabilidade.

Maradona, ícone do futebol argentino e campeão mundial em 1986, morreu aos 60 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória, em uma casa na cidade de Tigre, nos arredores de Buenos Aires. Na ocasião, ele se recuperava de uma cirurgia para retirada de um hematoma no cérebro.

Leia Também: Possível camisa vermelha divide opiniões e reacende debate político na seleção



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Esportes

Lateral do Palmeiras entra no radar da Europa, mas despista

(UOL/FOLHAPRESS) – Agustín Giay vive um momento de destaque no Palmeiras, e...

Esportes

F1 introduz nova regra para o GP do Mônaco; saiba o que muda

O tradicional Grande Prêmio de Mônaco, uma das etapas mais emblemáticas da...

Esportes

PSG massacra Inter de Milão e conquista com autoridade sua primeira Champions

MARCOS GUEDESSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quando a QSI (Qatar Sports Investments)...

Esportes

Abel roda elenco, mas mantém pilares em mais de 70% dos jogos do Palmeiras

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O técnico Abel Ferreira apostou na rodagem...